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DIREITOS AUTORAIS

Este é um blog pessoal,todo o material aqui exposto foi pesquisado na internet,livros,textos,fotos,imagens,vídeos,músicas,etc...

Quero deixar claro que não é minha intenção violar direito autoral algum, portanto, se alguém encontrar algo que seja de sua autoria e que encontra-se sem os devidos créditos, peço por gentileza avisar-me,pois procuro sempre postar a fonte e ou autor., o mesmo será corrigido imediatamente e ou até mesmo excluído se for a exigência.

Tenho a certeza de que tudo que e postado na internet deve ser passado para todos que procuram conhecimento e elevação espiritual, pois tenho com migo e meus guias que tudo que for bom deve ser transmitido a fim de passar o conhecimento a todos.

Desde de já agradeço a compreensão de todos.

Axé! Que Deus esteja no coração de cada um.

Tenda de Umbanda 2 Caboclos

Sugestão para a contrução de um Templo


O Terreiro está à nossa volta, em todas as coisas que vemos e não vemos. Entretanto, devido a nossa realidade humana e encarnada, vivendo no mundo da forma, os Templos existem como referência para as "Coisas Divinas". Assim, estes, fisicamente, poderão ser grandes, pequenos, belos, "feios", com várias denominações. Não importa! O que importa é o conteúdo e, mais ainda, o conteúdo das pessoas que ali trabalham.
Pai Antônio indica apenas como referência, um modelo simples, que segue abaixo...

Instalações físicas

A princípio, as instalações físicas de um Terreiro serão de acordo com o imóvel já disponível, que poderá ser próprio ou alugado. Assim, ele será ajustado às condições existentes. Por sua vez, caso haja a possibilidade de se construir, abaixo há um pequeno rascunho, cujas dimensões ficarão a critério de cada um. Entretanto, alguns conceitos básicos, sempre que possível, deverão ser observados.
Um Terreiro, em seu terreno, pode ser dividido em duas partes, o Sagrado e o Profano.

TERRENO
PONTO CARDEAL NORTE OU LESTE

Planta baixa

Acima, têm-se uma planta simples, em um terreno de 10 X 20. As áreas do Congá, Assistência e Varanda são de 4,5 X 4,5, a Tronqueira 0,90 X 0,90 X 0,90. Todas as medidas, sempre que possível, deverão ser múltiplos de 9. Onde não há construção e/ou calçada, muito verde, especialmente ervas, flores. Para os que gostam, pode-se e deve-se compor jardins, vasos, etc.
Assim, estabelece-se a divisão entre o Sagrado e Profano. Mas volto a repetir, com relação ao Terreiro, Congá, Casa de Força, sempre se respeita a vontade, discernimento e possibilidade de cada um.

Congá

O Santuário, que é a parte mais Sagrada do Terreiro, sempre que possível deverá ter o seu piso coberto com aproximadamente 15 cm areia de praia ou areia de rio lavada ou ambas, para cumprir quatro quesitos: o Místico – simbologia do pó e motiva as pessoas adentrarem sem calçados, promovendo um melhor resultado nos trabalhos espirituais; Segurança (amortece eventuais quedas); higiene; e, estética.

Preparação do piso

Antes de ser colocada a areia, riscam-se os sete pontos de imantação dos sete Orixás. Se o chão for cimentado poderá ser pintado ou riscado com Pemba, se for de terra, pode-se riscar com um prego/ponteiro/arame, diretamente. Antes de despejar a areia, os sete pontos deverão ser iluminados durante quatro semanas, com velas de sete dias, nas cores correspondentes aos Orixás. Coloca-se a vela sobre uma taça feminina (champanhe) de vidro ou cristal, com água pura. A preparação dos pontos, bem como a iluminação devem ser realizados na primeira hora da Lua Crescente, independentemente do dia ou do período do dia. Se for possível, firma-se no dia afim da Vibração Original do Coordenador (físico) do Templo.
No última hora, do último o dia da Lua Nova, as velas e taças são retiradas e a areia é colocada sobre o piso, não se apagando os pontos.




Santuário

Santuário

Acima, temos:

  1. Imagem de Oxalá
  2. (Pode ser um retrato ou uma imagem de gesso numa pequena prateleira;
  3. O Cruzeiro Divino das Santas Almas
  4. ;
  5. Ponto Riscado com as Ordens e Diretos de trabalho
  6. . Este Ponto deverá ser riscado pela Entidade Espiritual mentora do Templo;
  7. Mesa Santuário
  8. - Pode ser um meio círculo ou retangular. O meio círculo auxilia na segurança física, pois não tem pontas.

Medidas:
  1. 30 de largura por 40 de altura;
  2. Ali são três objetos: Um triângulo equilátero com 40 cm de lado (amarelo pálido), um triângulo equilátero com 30 cm de lado (branco) e uma cruz em cedro (natural ou pintada de azul) nas medidas de 22 x 17;
  3. 40 X 40 ou 30 de largura por 40 de altura;
  4. A mesa poderá ser um meio círculo com 45 cm de raio ou um retângulo de 90 x 45. A altura de 90 cm. Note que na parte superior é uma "fatia" de mármore branco colocada sobre uma "fatia" de cedro (Como é difícil achar cedro com mais de 35 cm de largura, pode ser montado com quantas partes puder. Tanto o mármore, quanto o cedro, devem ter no mínimo 2 cm de espessura. Entre o tampo e o piso, pode-se colocar uma cortina branca (Se quiser colocar algum símbolo. Sugere-se uma estrela de cinco pontas azul bem suave apenas (não é um pentagrama, e sim uma estrela cheia). Outro detalhe é que pode ter paredes laterais para suportar o peso do mármore e do cedro.

Mesa Santuário
Mesa Santuário


O mármore na Mesa é para facilitar a limpeza, retirada de resíduos de vela, água, etc O cedro, por ser uma madeira sagrada, que exala sutilmente o seu aroma é que tem a finalidade "mágica".
Aqui funciona o "Gerador" , assim, o mesmo deverá sempre ser conservado limpo e iluminado (Com no mínimo uma vela de 7 dias). Nesta obra renascentista que desenhei, temos um pequeno exemplo, que poderá ficar sempre ao gosto de cada um. A sugestão é: Um Suporte Magístico - Representado pelo amarelo (Uma síntese); Sobre ele, é colocada uma vela branca de sete dias (Representado pelo cilindro lilás), que deverá estar sempre acesa sobre a Flecha de Força de Orixalá; No centro da Síntese, um copo com água (Representado pelo cilindro branco), que poderá ter em seu interior uma ponta ou pequena bola de cristal de rocha; Sempre aos pares (Masculino - do lado esquerdo de quem olha e Feminino do lado direito de quem olha) pode-se e deve-se colocar os elementos dos reinos mineral (cristais), vegetal (vasos com flores – plantadas ou na água. Não há necessidade de serem muitas) e animal (conchas, estrela do mar). Evitar flores de plásticos, visto não servirem para nada! Pode-se deixar lá uma pequena vasilha com as ervas usadas na defumação, outra com Pembas. Mas tem que se ter em mente, que deve estar em harmonia. Os itens colocados devem estar em simetria, enfim, com jeito de arrumado e limpo. No chão, em frente a mesa, poderá ter um vaso com água, com ervas a serem utilizadas nas Giras: Espada de São Jorge, Arruda, Aroeira, etc.
O buraco preto é o assentamento do Congá. De tão simples, até assusta!
Para prepará-lo, deverão ser encontradas na mata ou beira do rio ou pedreira ou beira do mar, duas pedras compridas (formato mais fálico possível). Na primeira hora planetária da Vibração Original do Coordenador físico do Templo, do primeiro dia da Lua correspondente ao Signo Zodiacal do Iniciado do Terreiro (Lua crescente – Gêmeos, Libra, Aquário; Lua Cheia – Áries, Leão, Sagitário; Lua Mingüante – Câncer, Escorpião, Peixes; Lua Nova – Touro, Virgem, Capricórnio) prepare 7 ervas (uma de cada Orixá) em número de 3 folhas cada, maceradas ou batidas no liqüidificador com água pura –(mineral ou de cachoeira). Lave as pedras em água corrente e em seguida, sobre uma bacia, lave-as e esfregue-as com as ervas e o sumo. Deixe as pedras juntas (amarradas com barbante ou corda) dentro da bacia com as ervas e o sumo durante os três dias seguintes, ao tempo, para pegar irradiações diurnas e noturnas. No quarto dia, cave um buraco na base do Congá, com +/- 20 cm de diâmetro e +/- 40 cm de profundidade. A terra retirada deve ser colocada em um balde ou um saco (se tiver cascalho do piso, deve ser retirado, pois não será utilizado). Coe o sumo e as ervas maceradas, colocando o líquido numa garrafa e as folhas numa vasilha. Escolha uma das pedras e coloque sobre as folhas na vasilha. Com a outra pedra, a garrafa com o sumo e a terra retirada, você vai procurar numa mata (num caminho não usual) um local onde você irá fazer um buraco (e de novo, a terra retirada deverá ser guardada noutro saco). No buraco deverá colocada a terra que levou da base do Congá. Coloque a pedra sobre a terra, deixando metade enterrada e metade com uma ponta para fora. Despeje o líquido sobre a pedra e a terra. Verifique se o local é seguro e que seja difícil alguém mexer. Coloque no buraco na base do Congá as ervas maceradas e sobre elas, a terra que pegou na mata. Espete a pedra, como fez na mata. Tudo isto, debaixo de preces, pedindo para fazer a ligação entre o Congá e o Sítio Sagrado.
Para a manutenção e "alimentação do Axé da base do Congá, no 3º dia de cada Lua Nova, prepare um sumo de ervas igual ao anterior e despeje apenas o líquido na base do Congá. As folhas utilizadas devem ser devolvidas à natureza.
De tempos em tempos, visite o local na mata, para reforçar os pedidos de ligações entre o Sítio Sagrado e o Congá. Caso queira, pode deixar lá frutas e flores. Velas e outros itens não perecíveis são dispensáveis. Vamos deixar os Sítios limpos! As frutas abertas a serem deixadas, devem ser colocadas abertas sobre folhas frescas que encontrar lá. Lembre-se que a Mãe Natureza sempre agradece.