Apoio

Apoio
ATENÇÃO:


NÃO REALIZAMOS NENHUM TIPO DE (
TRABALHO DE AMARAÇÃO OU DEMANDA).

SÓ CABE AO NOSSO PAI OLORUM (DEUS) UNIR OU SEPARAR CASAIS, E JULGAR SEU ATOS QUAQUER QUE SEJA.



DIREITOS AUTORAIS

Este é um blog pessoal,todo o material aqui exposto foi pesquisado na internet,livros,textos,fotos,imagens,vídeos,músicas,etc...

Quero deixar claro que não é minha intenção violar direito autoral algum, portanto, se alguém encontrar algo que seja de sua autoria e que encontra-se sem os devidos créditos, peço por gentileza avisar-me,pois procuro sempre postar a fonte e ou autor., o mesmo será corrigido imediatamente e ou até mesmo excluído se for a exigência.

Tenho a certeza de que tudo que e postado na internet deve ser passado para todos que procuram conhecimento e elevação espiritual, pois tenho com migo e meus guias que tudo que for bom deve ser transmitido a fim de passar o conhecimento a todos.

Desde de já agradeço a compreensão de todos.

Axé! Que Deus esteja no coração de cada um.

Tenda de Umbanda 2 Caboclos

UMBANDA ECLÉTICA MAIOR

A verdadeira Umbanda fundada nos planos espirituais por Mestre Lanuh e, no plano físico por Mestre Yokaanam como obra complementar da codificação do Mestre Allan Kardec. Umbanda Eclética!... Umbanda Superior... Umbanda Maior... Umbanda Simbólica!... Direita Total!... Sinal +...
Após 50 anos da Codificação do espiritismo, logo após o final da I Guerra Mundial, preocupados com o rumo que o movimento estava tomando, com muitas discussões teóricas e poucas realizações, foi realizada uma grande assembléia no plano Espiritual comandada pelo Grande Pastor e com a presença de todos os Capitães da Fé, cada um comandando sua imensa legião.
Verificou-se que a humanidade estaria muito cedo ameaçada de grave perigo em todos seus setores e alicerces. Não havia na Terra surtos capazes de resistir ao desmoronamento humano que se esboçava com tremendas proporções. Os condutores sociais, políticos e religiosos já não traziam na mão direita, a BAQUETA DO COMANDO ESPIRITUAL E MORAL DAS MASSAS.
O Divino Pastor, uma vez exposta a situação grave em que se achavam os seus transviados rebanhos na Terra, resolveu, com aplauso unânime, convocar, então, todos os trabalhadores, indistintamente, que pela terra passaram viajando na trajetória ascencional do estômago para o cérebro e se esqueceram ou recusaram passar pelos estágios maravilhosos do coração. Teriam agora uma nova oportunidade providencial e piedosa, para reconstruírem o mundo moral que eles próprios ajudaram, muitas vezes, a destruir.
Por outro lado, os espíritos na Terra reencarnados, seriam convocados pela dor; e só a mediunidade como Sacerdócio Sagrado, lhes serviria de porta única de acesso às conquistas espirituais, onde quer que se encontrem, em qualquer país ou religião adotada!
Homens de todas profissões vividas pelo conhecimento humano, já percorridas entre todos povos e níveis da terra; todos enfim, estavam agora chamados a vestir o macacão fluídico e comum de operário da gigantesca oficina da mediunidade e da caridade a se inaugurar sob os céus da Pátria do Cruzeiro!...
Não deveria, de modo nenhum, permanecer tal estado de coisas, diante de tão tristes perspectivas na Terra. Havia estacionado a mediunidade, depois da maravilhosa prévia preparatória de Mestre Allan Kardec, como obra codificadora teórica e programa perfeito a cumprir... e agora a ser completado com a convocação de todos diante da má vontade dos homens.
Os exércitos espirituais - concluíram - mergulharão em massa nos planos da Terra e invadirão todos os ambientes religiosos, indistintamente, a fim de impelí-los para a frente! Escolherão para roupagem de apresentação e trabalho na imensa oficina, as formas humildes daqueles que, lá, foram os últimos e tidos como "os mais atrasados, mais baixos e inferiores"... sacrificados e torturados por esses mesmos que, no passado, lá também viveram pelo estômago e pelo cérebro... e esqueceram de realizar o Divino pelo coração! Tomarão - como macacão simbólico de trabalho e exemplificação permanente da Caridade e do Amor ao próximo, sem palavras - a aparência "grotesca" dos mesmos "caboclos" ou dos "pretos escravos" humildes das senzalas durante séculos, regando com sangue a terra de Santa Cruz!... "Pretos Velhos"... "caboclos"... servos simbólicos, camuflados de todas as jornadas percorridas, apenas como imagem do sagrado mais expressivo da Humildade reclamada pelo Evangelho do Divino Pastor... Usarão nomes e roupagens de acordo com o avanço do meio, depois de arrasado o orgulho dos homens religiosos, sem amor e sem caridade; serão roupagens simbólicas adequadas, para demolir o colarinho duro das suas vaidades e preconceitos; e falarão a linguagem adequada e mais humilde que lhes seja peculiar, no momento dramático de cada um, para que se lembre, assim, de que a linguagem bonita, empolada, a verbiagem, de nada servem, si nada convencem e realizam de positivo e edificante para a Eternidade! Usarão o fumo apenas como esmeril do preconceito e também em substituição ao incenso rico na semeadura da Caridade entre as massas pobres, para que não esqueçam nunca o expurgo das vibrações negativas dos ambientes em torno do homem e as honras nos altares, dispensam turíbulos de ouro e processos suntuosos em busca de purificação! Também será ele usado para ajustar a adaptação das Entidades graduadas e camufladas aos ambientes heterogêneos e expurgar os médiuns, defendendo-os do contágio vibratório negativo dos enfermos, quando necessário! Em casos especiais de manejo das forças da Natureza na ação mágica e piedosa para atenuar os males e os desastres físicos e psíquicos oriundos dos desvios morais, das fases punitivas de retorno, - usarão, também, o álcool somente para combater e imunizar os médiuns das moléstias contagiosas, em uso externo em lugar dos instrumentos e atavios do preceituário pomposo científico no labor constante da Caridade cristã! A bebida e o fumo, destarte, usados com absoluto e justo critério e prudência, servirão apenas como "instrumentos científicos" da ciência divina para também dispensar e substituir os hospitais terrenos, onde os pobres não dispõem de recursos para tão custosa e aparatosa assistência técnica, pelo menos...
Desta forma, fica aqui esclarecido para sempre e perfeitamente colocados em seus devidos lugares, na joeira indispensável que fazemos, UMBANDA ECLÉTICA simbólica e puramente verdadeira, de um lado, e Africanismo do outro, em setor oposto e completamente diferente e inconfundível... mas também como POLÍCIA ESPIRITUAL da Lei SINAL MENOS e "Garis" heróicos de todos os povos mergulhados na lama dos instintos! Escafandristas polarizadores ÍNFEROS!...
E nesta posição clara e decisiva de socorro à Obra, através da UMBANDA ECLÉTICA, SUPERIOR... Maior ou Cristã, toma posição de Comando Espiritual total, o grande marechal divino - a Lei Compulsória em perfeito equilíbrio MAIS e MENOS... UMBANDA ECLÉTICA, polarizada e Quimbanda Africanismo de Esquerda Pura, como punição e seleção de valores morais e espirituais, sem mercenarismo de qualquer espécie!
Chamar-se-á, então esse gigantesco exército de legiões espirituais, desejosas de rápida reabilitação sobre o tempo perdido lá nas Oficinas da Terra, LEGIÃO DE DEUS... ou simplesmente UMBANDA ECLÉTICA MAIOR... como a Obra Complementar de Mestre Allan Kardec, prometida e perfeitamente prevista em "OBRAS PÓSTUMAS', como realização prática de toda a Doutrina pregada com a Boa Nova e codificação com a mediunidade, no fim do século passado, por Allan Kardec, com todo o seu majestoso edifício Espiritual e MORAL, estabelecido em bases científico-filosóficas definitivas.
A sua definição esclarece, perfeitamente, a sua origem e afasta qualquer hipótese sub-reptícia e levianamente apriorista de conivência ou semelhança qualquer com o pseudo-Africanismo dos aventureiros mercenários que a nenhum templo ou escola obedece, com que a ignorância pretende estabelecer paralelo e confundir como sendo a "mesma coisa", conforme temos visto até aqui, o que de modo nenhum, é verdade!
UMBANDA - Vem: de UM + BANDA
UM que significa Deus - Adonay ou Allah, em linguagem oriental - simplificada, para não entrarmos em detalhes esotéricos; e BANDA, que significa Legião, Exército... ou lado de Deus! Ora, assim sendo, não pode ser confundida com o Africanismo dos oportunistas improvisados, cujas obras traçam, por si mesmas, uma linha divisória de fronteira doutrinária e, sobretudo, disciplinar e litúrgica, com UMBANDA ECLÉTICA e a ESQUERDA PURASINAL.
É forçoso, portanto, que os próprios Umbandistas legítimos se encarreguem, pela sua conduta vertical, de impor respeito e destacar o seu nome e o de sua Legião em UMBANDA MAIOR - que nada tem de comum com o pseudo-Africanismo e as suas atividades de máquina negativa e mercenária - , pelo que deve mudar o seu nome em toda parte para "Tenda Africana... Tal" por exemplo, ou então "Abaçá de Candomblé.. Tal", pois é disso mesmo que as massas em compulsória gostam e o defendem como refúgio e esperança última para seus negócios humanos!
Poder-se-á, desde logo, reconhecer que a forma escolhida ou eleita foi apenas roupagem aparente, avental... macacão de trabalho, o meio e não o fim; APARÊNCIA ESTA AJUSTADA ÀS CONDIÇÕES PAUPÉRRIMAS DO HOMEM RETARDATÁRIO NO CAMINHO DA VIRTUDE E DA HUMILDADE, para que, tendo sempre presente na lembrança a advertência ao pessoal orgulho do colarinho duro, possa ele conservar-se sempre em guarda contra o que o perdeu nas encarnações pretéritas e manter-se permanentemente ligado aos fundamentos divinos da expansão universal dos fecundos mandamentos esquecidos, teimosamente, pelo desejo perene de apostasia às responsabilidades morais e espirituais assumidas e olvidadas depois na selva imensurável das paixões do mundo brutalizado, que agora retorna ao caprichado religiosismo pagão, nudista e hipócrita dos tempos de outrora...
Esperamos, pois, que, desde agora por davante, os espíritos impelidos à UMBANDA MAIOR e que dela se mantém afastados apenas por escrúpulo, em face da confusão propositada dos que a desconhecem, - possam melhor prestígio emprestar-lhe, pois a causa merece melhor apoio e solidariedade ativa, dinâmica, daqueles que mais eficientemente pelo seu êxito devem lutar, dando-lhe o devido lugar entre os espíritas sinceros, ficando, de uma vez para sempre, definido o Setor de Umbanda, tão mal compreendido até agora pela alta roda dos pseudo-espíritas... que preferem apenas espiritismo de tribunas enfeitadas... de boate ou de arquibancada!
Verdadeira Umbanda
Representação Gráfica Umbanda Eclética Maior
1 - Símbolo de Adonay ou Deus. O Sol da sabedoria do Eterno. Zâmbi ou Obatalá ou o sem forma. Representa as multifárias manifestações de Deus no Universo. Andrógino sagrado, que não tem sexo;
2 - Gabriel - (O Espírito Santo ou Santo Espírito). O maior dos Três Arcanjos. O Intermediário entre o Pai e o Filho. A Sabedoria que inspira os Profetas e Missionários supremos de Deus na Terra;
3 - Raphael - a Lei! Um dos Três ELOHINS que compõem o Triângulo do Supremo Poder Espiritual de Sabedoria;
4 - Michael - A Justiça. O Príncipe e Ministro da Justiça de Divina sobre o Mundo e o nosso sistema. Peso e medida de AFERIÇAO de tudo o que há!.
5 - Jesus. Simbolicamente, "Oxalá", - (o "grande Deus", supremo "Orixalá" ou o Chefe Maior).
Cor característica: - Púrpura (ou vermelho carmesim).
Paraninfo e Patrono de Honra, Glória de Umbanda Eclética Superior, Supervisor do Mundo... Pastor dos Pastores.
Não é Patrono, devido sua elevada e mais alta categoria e muito menos um "Orixá" como supõem os pseudo-africanistas mercenários em nome da ESQUERDA legítima - SINAL MENOS - ou Umbanda Menor;
É Patrono dos Patronos-Orixalás. Portanto, na posição de ALTA HIERARQUIA EM QUE SE ENCONTRA, NÃO ESTÁ MAIS SUJEITO À REENCARNAÇÃO, MESMO COMO MESSIAS, CATEGORIA POR QUE JÁ PASSOU!
6 - São João Batista - Simbolicamente "Xangô-Kaô" (Xangô Maior). Povo do Oriente.
Cor característica: rosa
7 - Santa Catarina de Alexandria - Simbolicamente "Yanci".
Cor característica: Azul.
Nota: Esta Legião - note-se bem, - cuja Patrona era N.S. da Conceição - "Yemanjá" - até há pouco, recebeu Santa Catarina de Alexandria no seu Comando, como sua legítima substituta, conforme adiante vai esclarecido.
8 - Custódio - Cosme e Damião. - Simbolicamente "Ibejês" (Crianças ou aqueles que se tornaram crianças e perderam todos os nomes). Patrono: custódio. Os Orixás são Cosme e Damião e os demais.
Cor característica: Branco Prata.
9 - São Sebastião - Simbolicamente "Oxóce", em Umbanda Eclética Superior, legítima (Divindade simbólica ou deus das matas e da caça).
Cor característica: Verde.
10 - São Jorge - Simbolicamente "Ogum" em Umbanda Eclética Superor (Divindade ou Deus simbólico, protetor dos guerreiros e dos exércitos).
Cor característica: - Vermelho escarlate.
11 - São Jerônimo - Simbolicamente "Xangô" em Umbanda Maior -, Deus simbólico, que habita os mistérios das Cavernas... Divindade que mora nas pedreiras e cavernas das montanhas e faz cair pedras do céu (coriscos). Protetor dos humildes, escravos e povos negros.
Cor característica: - Roxo violeta.
12 - São Lázaro - Simbolicamente "Ogum da Lei" em Umbanda Menor ou QUIMBANDA (Deus simbólico da Justiça - punição e defesa dos encarnados ou das almas ou espíritos desencarnados, em provação no mundo). Supremo CHEFE do SINAL MENOS, abaixo de Michael, como Supremo Chefe de Polícia em ação na Terra!
Cor característica: - Amarelo - (Símbolo da Transformação).
Estes Patronos, que estão sob a mão protetora do Supremo Patrono e Paraninfo-Jesus - "Oxalá", simbolicamente - considerado na terminologia simbólica, em paralelo com o único e verdadeiro "Obatalá", - todos, estão sob o Governo do triângulo máximo de Sabedoria representante e intermediário de Deus - "Zambi" - simbolicamente - constituído pelos seguintes Arcanjos, pela ordem hierárquica: Gabriel (também Espírito Santo), a Sabedoria; Raphael, a Lei; e Michael, a Justiça. Os três formam a Balança Divina, simbolizando o ETERNO-Adonay, na sua tríplice manifestação intermediária entre DEUS e os homens. No fiel da Balança, no vértice superior do triângulo, está assentado GABRIEL, (aquele que - "também dá a Vida, procede do Pai e precede o Filho" e, por isso, foi visto em forma de pomba, conhecido no advento do Cristianismo como o Espírito Santo ou Santo Espírito). No prato Direito, está o Trono de Raphael presidindo a Lei que se elabora e governa o Mundo. No prato Esquerdo, tem assento o Trono de Michael presidindo a Justiça - Execução -. São eles os supremos Seres que assistem diante do Trono de Deus. Michael foi considerado pelo profeta Daniel o Supremo Chefe, Princípio e Ministro da Justiça Celeste, o protetor máximo de todos os Delegados combatentes, na Terra, do Direito, da Honra e da Justiça; Guia tutelar e protetor infalível dos Messias, a serviço de Deus, encarnados na Terra.
13/14/15/16 - São Lázaro - Ainda, em missão especial em Umbanda Eclética em função de Justiça, na posição de intermediário da Lei em ação entre a Umbanda Eclética Superior e o Africanismo ou Quimbanda como ESQUERDA Pura. São Lázaro representa um dos que fazem parte do grande congresso da Obra de Jesus e desempenha além disso mais a missão de Chefe e Juiz com Sinal MENOS, na Quimbanda para convocar os Obreiros em geral, necessários à Seara, arrancando, pela dor, os homens da arquibancada da indiferença filosófica, teorista e comodista e, levando-os pela gola, para a arena da Caridade, em cumprimento das sagradas e invioláveis leis de solidariedade humana. Forçá-los, de espada em punho, pela Dor, seja qual for a sua religião, queiram ou não queiram, através do Sacerdócio da Mediunidade.Dentro do círculo, e no nº 13 assinalado no Gráfico, vê-se um triângulo correspondendo na mesma ordem, aos apóstolos missionários São Cipriano, São Benedito e Santo Antônio. Estes três missionários, são Orixás especiais, auxiliados por uma imensa falange de sacerdotes de todas escolas religiosas diferentes, os quais completam o "Triângulo de Equilíbrio e de Justiça", exatamente na linha que traça fronteira e entrelaçamento dos dois triângulos branco e preto, como chefes de Setores nos domínios dos planos inferiores de pena e sofrimento, no que exercem seleção moral e policiamento em provações dolorosas punitivas e capturas de obsessores em luta permanente entre o Bem e o Mal.
Sua cor simbólica é a mesma: o Amarelo-claro ou amarelo-enxôfre. Conforme as circunstâncias, aparecem em ocasiões especiais com cor dupla: Amarelo e Vermelho, para comandarem forças contrárias em peleja.
Encerrada, acima no nº 13 - a linha-fronteira de Umbanda ECLÉTICA SUPERIOR E CRISTÃ, dali por diante entraremos nos planos e dimensões vibratórias do Africanismo em geral, ou ESQUERDA TOTAL, fazendo parte desse conjunto, a Quimbanda franca e aberta, também apelidada de "UMBANDA MENOR", compreendidas, progressivamente, nos números seguintes do mesmo Gráfico, descendo aos planos das Trevas.
Não será necessário, pois, demonstrar que essas Entidades executoras de justiça conhecedoras do fascínio que os bens mundanos exercem sobre a Humanidade - não podem servir, de modo nenhum, de Guias Espirituais, porque são as Legiões de Justiça em missão nos planos inferiores do SINAL MENOS exclusivamente para punir os homens que a elas recorrem, na ambição desvairada de conquista de bens transitórios, por todos os meios ilícitos ao seu alcance.
17/18/19 - Pela ordem destes números, o nº 19 serve de limite hierárquico das Entidades de ESQUERDA TOTAL SINAL MENOS, do grupo de Ogum Male, Cambindas, Zulus, - negros africanos -, etc. E no nº 19 sobre a base do triângulo branco termina a zona de ação vibratória (cada vez mais baixa, progressivamente) das Entidades de Lei chamadas "EXUS" batizados, porque reconhecem Deus, Jesus, os Patronos, e os Chefes Espirituais das falanges que compõem as Legiões de Umbanda SUPERIOR. Dali para baixo - Nº 20 - passam a denominar-se, como realmente são conhecidas nos meios africanistas de baixo espiritismo, de "Exus pagãos" ou "exilados", que são Entidades cegas e inferiores, que não reconhecem ninguém, a não ser a Espada da Lei! E nessa progressão descendente, essas Entidades, também chamadas no passado "espíritos imundos", em vibrações e manifestações cada vez mais baixas, vão se aproximando e tomando formas, desde o mundo dos infusórios, até as larvas etc., inclusive os Elementais monstros e as primeiras formas do Reino HOMINAL!
Ao tocarem ao NADIR no nº 23, que é o Vértice do triângulo preto inferior, projetam-se no Imenso laboratório químico-vibratório-universal, também conhecido por ÊREBO ou HADES pelos antigos, onde tudo se funde no mistério universal que preside o nascimento da vida, como também a decomposição da matéria, - A MORTE BIOLÓGICA EM ETERNA TRANSFORMAÇÃO...
Aí poderemos tomar como imgaem e campo onde se agitam as leis que fundamentam o enunciado segundo o qual "nada se perde, nada se cria, tudo se transforma (Lavoisier); porém, acrescentamos-lhe: através da SUBSTÂNCIA!
Convém esclarecer, que a apreciação feita a partir da linha divisória, assinalada no gráfico pelo nº 13, teve apenas como objetivo demonstrar, DE MODO SUPERFICIAL, uma simples idéia ou síntese brevíssima, que identifica os planos vibratórios de atividade do Africanismo em geral, neles incluídos a Quimbanda e a Magia Negra, Plano do Astral Inferior.
Os discos grandes que se vêem enlaçados desde o nº 1, servem como símbolos das dimensões vibratórias em que se situam e se movimentam todos os Seres da Criação no nosso sistema universal, de modo singelo e sem o uso de maiores detalhes, definições e terminologias científicas.
Patronos
Patronos Umbanda Eclética Maior
Os Patronos Espirituais de Umbanda Eclética Maior e Sinal MAIS (os "Orixalás"), dividem-se em Sete Grupos ou Sete Legiões, cada uma com a sua cor simbólica característica, conforme mostra o Gráfico da Umbanda (nº 6 em diante) e cada Legião composta por ± 1 bilhão de Espíritos.
São João Batista - Xângo Kaô - Xângo Maior
Sao João Batista
São João Batista - Patrono Espiritual e Comando dos povos do Oriente. Apóstolos, Profetas, Iniciados, Ascetas, Pastores, Anacoretas, Kabalistas, Santos, Instrutores e Peregrinos. Sucessor imediato messiânico, também em sua última fase encarnatória na Terra, conforme está nos Evangelhos (Matheus 16, Vers. 9-13). O círculo dos Messias termina num ternário que fecha no vértice (três vezes nascidos), conforme a Lei de Evolução inevitável. Portanto, é o sucessor de Jesus. Sua cor característica - Rosa - corresponde ao rosa da alvorada, figura a imagem perfeita que se relaciona com os povos orientais, o sol que nasce e descreve sua parábola do Oriente para o Ocidente, onde nasceram, lutaram e morreram pela Humanidade os nossos antecessores e, afinal, onde nasceu o Cristianismo fundado por Jesus. É festejado o seu aniversário no dia 24 de Junho. Primo irmão de Jesus, conhecido como o "Solitário do Deserto" ou "O Mergulhador" como chamavam os povos de seu tempo, por causa da água do Rio Jordão posta na cabeça, que caracterizava o Batismo Simbólico. Encarregado pelo Divino Mestre, cumpriu sua última missão mêssianica nos deixando a UMBANDA ECLÉTICA MAIOR...
Santa Catarina de Alexandria - Yanci
Santa Catarina de Alexandria
Santa Catarina de Alexandria - A Sucessora de N. S. da Conceição ou simplesmente, Maria Santíssima (Myriam de Nazareth, Mãe de Jesus). Ocupou Santa Catarina, - simbolicamente "YANCI" -, seu lugar no comando espiritual desta Legião, ainda conforme a Lei de Evolução, porque a Divina Mãe de Jesus ascendeu a missões mais altas como Paraninfa também, ao lado do Divino Filho;
Santa Catarina foi mártir do Cristianismo; passou pela roda de navalhas, foi supliciada de toda forma e terminou sendo decapitada, o que justifica plenamente o seu alto mérito divino para suceder à Divina Mãe no posto de honra que ora ocupa desde 1946 (cerca de 25 de Novembro, data de sua comemoração). Yemanjá cedeu seu posto. Entrou no círculo das Potesdades. Comando espiritual de todas as mães, princesas, donzelas e espíritos-divindades da Natureza - Elementares - (não se confundam com "Elementais", que são larvas mentais ou vibratórias nas formas de manifestação mais baixa, e espíritos monstruosos com aparência humana, nas mais altas. Nenhuma relação tem com os Elementares, ou os quatro elementos da Natureza, como muitos supõem), - estes sob o comando de entidades de Ibejês em missão de patronos entre eles.
Esta Legião, que agora está sob o comando de "Yanci" - Sta. Catarina de Alexandria -, é portadora e Guia Espiritual dos Navegantes, pescadores e marítimos, que vivem e viveram sobre as águas, tanto do mar como dos rios, praias, bem como todos os que nelas submergiram sepultados. Sua cor característica, é a mesma: - Azul-Céu.
Custódio
Custódio
Custódio - Patrono máximo da Legião das crianças - simbolicamente denominadas como Ibejês -, aqueles que se tornaram crianças... perderam todos os nomes, títulos e formas anteriores, porque terminaram o círculo dos renascimentos. Neste círculo vão ter todos os espíritos liberados do Karma dos renascimentos das provações terrenas; e lá, protegendo as Obras de realização espiritual dos missionários de Deus na Terra, preparam-se para a jornada do Ternário ou Triângulo Messiânico. São três viagens de reencarnação missionária, em que nada mais tem em comum com a humanidade, senão no Amor Universal que a todos conduz, inevitavelmente, e conseqüentemente, conduz os povos com as luzes da sua Sabedoria. Custódio é hoje Arcanjo. Essa zona tranqüila e mansão da Legião dos Ibejês, é comandada por Cosme e Damião - irmãos gêmeos e médicos -, que pereceram decapitados também, porque praticavam a medicina gratuitamente em socorro dos pobres e das crianças infelizes e abandonadas. São protetoras da Medicina e de todas as crianças do mundo, inclusive as desencarnadas que ainda não completaram o círculo dos renascimentos e, por isso, não ingressaram na sua Legião.
Sua Cor - insígnia simbólica é: Branco-prata, símbolo da Pureza. Seu dia preferido de atividade por meio de médiuns (só Médiuns Prontos e responsáveis) é a primeira ou última segunda-feira de Cada Mês, somente entre os Irmãos Trabalhadores e durante as reuniões de Aprendizagens diversas ou durante as reuniões de Aprendizagens diversas ou durante as reuniões privativas dedicadas à Juventude, isto é: aos garotos encarnados. Os Ibejês, vivem aos pés do Divino Mestre e têm acesso em qualquer Legião, servindo à Obra Divina e em estágio para ingressar no Círculo Messiânico, como colaboradores incondicionais da Obra Divina entre os homens, portanto, muito cuidado com os milhares de pseudo-ibejês e que outra coisa não são senão obsessores fantasiados de garotos ou os próprios médiuns macumbeiros de baixo espiritismo mistificando a incorporação, para fazerem palhaçadas de toda sorte e enganarem os curiosos e interesseiros. Os Ibejês são festejados solenemente no dia 27 de Setembro, no que é indispensável um controle muito sério e criterioso nos seus médiuns, para que não haja confusão qualquer com os obsessores ou zombeteiros fantasiados de ibejês acima referidos... pondo à prova a capacidade de comando bem como o grau dos recursos e das faculdades mediúnicas dos que se improvisam Diretores Espirituais na maioria das organizações espiritistas do Brasil e do mundo.
São Sebastião - Oxóce
São Sebastião
São Sebastião - Patrono Espiritual da Legião - Oxóce - Comando Espiritual dos Cientistas, Sacerdotes, Intelectuais, Artistas, Ministros, Juízes, Escritores, prisioneiros em geral e seus Orixás subalternos.
Foi Capitão da Guarda Imperial romana. Chefiava a guarda das prisões subterrâneas, superlotadas de cristãos que aguardavam sua vez na arena do Coliseu, para serem devoradas pelas feras. Sebastião, por soltar os cristãos às escondidas e haver sido envolvido em conspiração de evasão e rebelião inteligente com os prisioneiros, foi preso, levado para a mata, amarrado a uma árvore, trespassado por setas e abandonado numa vala como morto. Depois, socorrido por uma cristã piedosa - Irene - voltou à luta, sendo logo aprisionado, assassinado a pau com bolas de chumbo e decapitado, depois, pelos soldados de Diocleciano, para que "não acontecesse Sebastião ressuscitar-se outra vez"! Outra mulher - Luciana - tirou seu corpo da cloaca aonde foi jogado, e sepultou-o aos pés do túmulo de São Paulo.
Sua cor-insígnia simbólica é: O Verde. O verde das matas, onde ele foi sacrificado pelos soldados de César, fiel incondicinal do Cristianismo. Por isso, é ele chamado o Rei da Matas... Capitão Caçador... Rei da Caça - ou simbólicamente denominado Oxóce. É reverenciado no dia 20 de Janeiro. Aí estão a semelhança e o simbolismo apenas, com o capitão da caça ou rei da mata mitológicos.
LEGIÃO DE SÃO SEBASTIÃO – OXÓCE – (PATRONO)
  • Cabocla Jurema
  • Caboclo Amazonas
  • Caboclo Araguaia
  • Caboclo Araribóia
  • Caboclo Arranca-toco
  • Caboclo Arruda
  • Caboclo Aymoré
  • Caboclo Cobra Coral
  • Caboclo Guarany
  • Caboclo Guiné
  • Caboclo Gurupi
  • Caboclo Pena Branca
  • Caboclo Tabajara
  • Caboclo Tocantins
  • Caboclo Tupan
  • Caboclo Tupi
  • Caboclo Tupinambá
  • Caboclo Tupiniquim
  • Caboclo Tutiaçu
  • Caboclo Urubatão
  • Oxóce Caçador
  • Oxóce Menor
GUIAS CHEFES OU CHEFES DE FALANGES (ORIXÁS)
  • Cabocla Eleonora
  • Cabocla Jurema
  • Caboclo Aguia Branca
  • Caboclo Apapori
  • Caboclo Arari
  • Caboclo Arerê
  • Caboclo Arruda
  • Caboclo Azul
  • Caboclo Caçador
  • Caboclo Caeté
  • Caboclo Coqueiro
  • Caboclo do Oriente
  • Caboclo Filgueira
  • Caboclo Flecha
  • Caboclo Flecheiro
  • Caboclo Folha Verde
  • Caboclo Folha Verde
  • Caboclo Gariroba
  • Caboclo Graúna
  • Caboclo Guarabu
  • Caboclo Guaraná
  • Caboclo Guarani
  • Caboclo Ipojucan
  • Caboclo Jaguaré
  • Caboclo Janaúna
  • Caboclo Janduy
  • Caboclo Jauari
  • Caboclo Javari
  • Caboclo Jinbaruê
  • Caboclo Juapiaçu
  • Caboclo Junco Verde
  • Caboclo Mata Virgem
  • Caboclo Paraguassu
  • Caboclo Pele Vermelha
  • Caboclo Pena Dourada
  • Caboclo Pena Verde
  • Caboclo Pena Verde
  • Caboclo Peri
  • Caboclo Pery
  • Caboclo Pirai
  • Caboclo Quiri
  • Caboclo Rei da Mata
  • Caboclo Rompe Folha
  • Caboclo Rompe Mato
  • Caboclo Samacutara
  • Caboclo Serra Azul
  • Caboclo Sete Coqueiros
  • Caboclo Sete Encruzilhadas
  • Caboclo Sete Folhas
  • Caboclo Sete Luas
  • Caboclo Sete Ondas
  • Caboclo Sete Palmeira
  • Caboclo Sete-Flexas
  • Caboclo Suri
  • Caboclo Tabajara
  • Caboclo Tamoio
  • Caboclo Tapaira
  • Caboclo Três Estrelas
  • Caboclo Três Penas Brancas
  • Caboclo Tupaibo
  • Caboclo Tupiara
  • Caboclo Tupinambá
  • Caboclo Turiaçú
  • Caboclo Uarubé
  • Caboclo Ubá
  • Caboclo Ubatã
  • Caboclo Ubiratão
  • Caboclo Urubá
  • Caboclo Urucatu
  • Caboclo Urucumcum
  • Caboclo Urumbanda
  • Caboclo Urupara
  • Caboclo Urupemba
Todas as demais Entidades desta Legião, trabalham com pseudônimos semelhantes já acima mencionados ou que não estão declarados. Inúmeros são os grupos que trabalham com os nomes de bandeira simbólica de seus Chefes de Grupo, Chefes de Divisões, Chefes de Falanges e Chefes de legião, nesta ordem hierárquica, perfeitamente harmônica, como se fossem os exércitos da Terra.
São Jorge - Ogum
São Jorge
São Jorge - Patrono Espiritual da Legião, o qual usa o seu nome simbolicamente como "Ogum", que corresponde, na mitologia, ao Orixalá dos exércitos, dos guerreiros e dos soldados, encarnados e desencarnados. Os Chefes destas falanges sob seu comando, são denominados Orixás e são subordinados ao Patrono ou Orixalá-OGUM que é São Jorge. É também padroeiro e protetor de Lei dos Príncipes, Reis, Condes, etc., articulados em falanges imensas como Obreiros juntos aos que trabalham na Terra pela causa dos povos. Era príncipe da Capadócia. Também, como o seu homônimo corresponde simbólico da mitologia africana, montava um cavalo branco, vestido de príncipe-guerreiro, capa vermelha esvoaçante aos ombros e ia ao encontro dos cristãos para protege-los contra a fúria de Diocleciano! Enfrentou todos os poderosos do seu tempo com rara bravura moral, numa época em que os arqueiros do império de César matavam os cristãos, havidos como criminosos, a bodocadas de arco e flexa, como quem caça passarinhos ou pombos-correio, cuja atitude duvidamos haver cristão hoje capaz de tomá-la, para defender a Obra de Cristo!... Onde estarão hoje os heróis de tal bravura e fidelidade espontânea?...
Protege os heróis que lutaram e ainda sofrem, lutam e tombam honrosamente defendendo as causas nobres dos povos, de significação e repercussão coletivas.
Exerce comando de ação e penetração em todos os arcanos morais do mundo físico e do mundo espiritual, chamando os homens ao cumprimento dos seus deveres espirituais e morais, relegados a segundo plano!...
São Jorge - Ogum -, assemelha-se a um Ministro de Exército, enquanto S.Lázaro (ou Ogum da Lei) age livremente como Chefe de Polícia na Esquerda - SINAL MENOS -, atualmente em missão dupla e especial. Juntos, com São Jerônimo-Xangô, constituem a tríade principal que desempenhará a função mais alta nos próximos anos - fins dos tempos - a serviço do Ministro Supremo da Justiça Divina-Michael, os quais apóiam, incondicionalmente, agora, a Obra de restauração moral e espiritual de todas as coisas profanadas pelos homens, conforme está prevista nas Sagradas Escrituras!
As gravuras mostram São Jorge de lança em punho subjugando um dragão, que para uns simboliza o próprio "eu inferior" humano, vencido pelo Espírito; e para outros, representa Alexandra, a esposa do imperador Diocleciano, que aderiu à causa defendida por São Jorge, legítimo triunfo para o Cristianismo! Outros consideram-no como sendo o Espírito do Mal - (o Satanás católico romano) - vencido pelo Espírito do Bem. Para os Grandes Iniciados Hermetistas, significa a eterna luta entre duas forças oponentes iguais, o preto e o branco, o mais e o menos, em eterno conflito e estabelecendo o equilíbrio... a LUZ! Seja o que for... perguntamos aos milhões de religiosos atuais: onde estão os Jorge?... Não existem mais! Todos na platéia ou nas tribunas... pregando para os outros!... Sua cor-insígnia simbólica é: Vermelho escarlate. Perfeita similitude do guerreiro e do sangue dos que tombam nas batalhas travadas em todos os tempos. Foi decapitado a espada, também!
É festejado no mundo inteiro, especialmente, na Inglaterra e no Oriente Médio como Patrono, no dia 23 de Abril.
Os Dragões da Independência, regimento instituído nos exércitos das nações, inclusive no Brasil, foram criados sob os auspícios das tradições guerreiras de S. Jorge, o bravo Capitão do Cristianismo dos primeiros dias, que não existe mais!
São Jerônimo - Xangô
São Jerônimo
São Jerônimo - Patrono Espiritual da Legião que tem o seu nome oculto - Xangô! A mesma simbologia.
Como Orixalá, comanda espiritualmente os Orixás Chefes de Falanges que amparam, protegem e defendem os sofredores, os oprimidos, os tiranizados, os pretos e os escravos.
Xangô como Orixalá (Patrono) que é desta Legião admirável dos operários e trabalhadores humildes das diversas profissões da Terra, também é príncipe de todos os Obreiros da Caridade, dá-lhes a noção de responsabilidade, faz "balançar a roseira" da vaidade e do orgulho dos homens; fiscaliza a realização do caldeamento dos povos na senda do progresso social, das provações individuais e coletivas. Sua Escola de maior expressão é a da HUMILDADE!
Em UMBANDA é conhecido, também, como VOVÔ QUATRO LUAS.
Sua cor-insígnia simbólica é: Roxo violeta.
O roxo-violeta é símbolo da realização ativa pelo sofrimento.
Representa: - Sofrimento, Trabalho, Resignação, Humildade e Realização, por fim, pela Renúncia completa a tudo que é transitório.
São Jerônimo - Simbólicamente denominado Xangô - é festejado no dia 30 de Setembro
Guias, Chefes de Falange
  • Pai Anastácio
  • Pai André
  • Pai Francisco
  • Quatro Luas
  • Xangô da Caverna
  • Xangô da Montanha
  • Xangô do Vale
Entidades Guias
  • Vovô Anselmo
  • Vovô Bartolomeu
  • Vovô Caetano
  • Vovô Felipe
  • Vovô Gregório
  • Vovô José de Arimatéia
  • Vovô Luiz
  • Vovô Mateus
  • Vovô Mathias
  • Vovô Sabino
  • Vovô Simão
  • Vovô Tadeu
  • Vovô Tiago
Caboclos
  • Cabloco Sete Estrelas
  • Caboclo Aimoré
  • Caboclo Alafim
  • Caboclo Apapori
  • Caboclo Aracati
  • Caboclo Arari
  • Caboclo Ararijaba
  • Caboclo Araripe
  • Caboclo Arauna
  • Caboclo Auri
  • Caboclo Cachoeira
  • Caboclo Cachoeirinha
  • Caboclo Caraíba
  • Caboclo Caramuru
  • Caboclo Cobra Coral
  • Caboclo das Cachoeiras
  • Caboclo do Vento
  • Caboclo Embamba
  • Caboclo Gira Mundo
  • Caboclo Girassol
  • Caboclo Goitacaz
  • Caboclo Guaima
  • Caboclo Itapu
  • Caboclo Jacauna
  • Caboclo Jacuri
  • Caboclo Jaguar
  • Caboclo Japuruá
  • Caboclo Junco Verde
  • Caboclo Nazaré
  • Caboclo Ori (linha do oriente)
  • Caboclo Pedra Branca
  • Caboclo Pedra Preta
  • Caboclo Pedra Ruiva
  • Caboclo Peito de Aço
  • Caboclo Peri
  • Caboclo Rompe Aço
  • Caboclo Rompe Ferro
  • Caboclo Rompe Fogo
  • Caboclo Rompe Serra
  • Caboclo Saracutinga
  • Caboclo Serra Negra
  • Caboclo Sete Flechas
  • Caboclo Sete Luas
  • Caboclo Sete Luzes
  • Caboclo Sete Montanhas
  • Caboclo Sumaré
  • Caboclo Tamandaré
  • Caboclo Treme-terra
  • Caboclo Tupinambá
  • Caboclo Ubirajara
  • Caboclo Urirata
  • Caboclo Urucutango
  • Caboclo Ventania
  • Caboclo Vira Mundo
Também é preciso saber e identificar com o máximo cuidado, todos aqueles que realmente são os próprios Chefes, Guias Chefes de Falange, etc, para evitar os descalabros de que tanto temos testemunho no documentário que arma os inimigos do Espiritismo de Umbanda Eclética Maior em face do baixo africanismo formidável... e muitas vezes criminoso que praticam, com os nomes de “Pai” fulano ou beltrano... profanando o Pseudônimo de todos os chefes incorruptíveis da Esquerda pura, como Lei em ação!
Por tudo isso, e para que Umbanda Eclética, Superior e Maior tome o devido lugar de respeito que merece, cabe aos seus médiuns, verdadeiramente investidos de seus brios e responsabilidades, que suponho estarem, muitos, possuídos de propósitos honestos – tomarem a si a tarefa que toca à Administração dos Núcleos Espíritas verdadeiros, a fim de que os aproveitadores inescrupulosos e a mistificação que campeia por aí afora, na maioria dos Centros ou Tendas, em nome do Espiritismo, fiquem a descoberto pelas suas PRÓPRIAS OBRAS E PELA SUA CONDUTA, para que os observadores possam distinguir, perfeitamente, o joio do trigo!
Nesta Legião, apenas como exemplo, muitas vezes também surgem as Entidades “Vovó” e “Tia”, como Vovó Joaquina e Tia Maria.
O que é essencial, é mensurar, cuidadosamente, como falam e agem o médium e a Entidade, a fim de verificar si correspondem às exigências mínimas disciplinares, mentais e morais, compatíveis com a Áurea Doutrina Máxima do futuro, conforme as leis previstas nas Obras do venerando Mestre Allan Kardec, que todo bom médium deve ler e adaptar corretamente à Umbanda Eclética Superior, com o mesmo vigor e valor que representam como roteiro doutrinário. BASTA SEGUÍ-LO... MAS COM EXEMPLOS E SEM DISCURSOS!
Quanto mais graduada for a entidade, maior será a responsabilidade do médium, na conduta que deve pautar a sua vida comum em toda parte, exclusivamente dentro do evangelho... à risca!
São Lázaro - Ogum de Lei
São Lázaro
São Lázaro - Patrono Espiritual da Legião protetora dos enfermos em geral. Comando e direção moral, proteção e punição dos encarnados e desencarnados retardatários em geral. Executor de Justiça de todos os transviados e pervertidos, como Delegado de Michael e de Jesus - em missão de punição aos infratores conscientes - correspondendo ao primeiro na linha da Justiça ou da Lei em ação, também como CHEFE e Juiz da Esquerda e SINAL MENOS. De modo nenhum pode ser confundido com o nome de "Omulu", em nossa Umbanda Eclética e DIREITA TOTAL, seu correspondente mitológico, "médico" dos pobres, "senhor" das grandes causas, capaz de destruir os inimigos, etc., conforme definição dada pelos africanistas legítimos da Esquerda Pura estando correlacionado com o povo de cemitério. Sua cor-insígnia simbólica, é: Amarelo. O amarelo-acácia ou ouro representam a alquimia da transformação. Coincide, por isso mesmo, que aí passa a linha que traça a fronteira vibratória do Plano das Sombras, conforme se vê na figura ou mapa especial, atrás visto, em várias dimensões cientificamente demonstradas. São Lázaro - (ou Ogum de Lei) - é festejado em 17 de Dezembro. Seu nome real ou civil era Eleazar.
Referências